Passar para o conteúdo principal
Pedágio Free Flow
Atualizado há mais de uma semana

O Free Flow é um sistema de cobrança de pedágio sem as praças físicas. O fluxo é livre e o pagamento é proporcional à quantidade de quilômetros rodados.

O pedágio Free Flow traz a possibilidade de uma cobrança mais justa e igualitária para todos que utilizam a malha rodoviária. Assim, o novo preço deverá ser estabelecido com base na quilometragem e distância percorrida, e não em pontos fixos pré-estabelecidos.

Por exemplo: hoje, se um motorista trafega apenas por um pequeno trecho de uma rodovia pedagiada que possui 30 quilômetros, ele vai pagar valor fixo de R$ 15, já no formato de pedágio Free Flow ele pagaria somente o proporcional ao trecho percorrido.

Implementação do pedágio Free Flow

Operando em fase de testes desde o último dia 30 de janeiro, os primeiros pórticos dos pedágios Free Flow do Brasil estão instalados no trecho fluminense da BR-101 (Rio-Santos), em Paraty (km 538), em Mangaratiba (km 447) e em Itaguaí (km 414).

Como pagar a tarifa Free Flow?

Todos os veículos com tag terão desconto de 5% na tarifa do pedágio. O valor será cobrado diretamente na fatura. Os veículos considerados leves ainda terão outra vantagem adicional: a partir da 30ª passagem no mesmo local e sentido, dentro do mesmo mês, você pode conseguir descontos que vão de 5% a 70%.

Por outro lado, os motoristas que ainda não tem um serviço de tag contratado e instalado no para-brisa ou estiver sem saldo, podem realizar o pagamento pelo Portal Web da concessionária responsável.

As tarifas são obrigatórias. Ao não efetuar o pagamento, o condutor está cometendo uma infração de trânsito (art. 209-A, Lei nº9.503, setembro de 1991 do CTB). A tarifa deve ser paga em até 15 dias corridos após a passagem pelo pedágio Free Flow.

Respondeu à sua pergunta?